Convite Especial

Por Glacy Calassa

Se você vier hoje para uma nova terapia, você chega diferente de quando chegou na primeira psicóloga, é um novo e contínuo processo de autodescoberta.

Primeiro quero que se sinta abraçado. Realmente gostaria muito de falar presencialmente para que você sentisse o afeto em minhas palavras e o acolhimento em meu olhar. Não é “piegas” falar isso e vou justificar: existe uma ideia de que o psicólogo vai aplicar algumas técnicas “mágicas” e reverter o problema comportamental e emocional das pessoas e muitos pacientes sentem-se mal por não estarem fazendo sua parte, curando-se. Como se fosse um processo simples, aplico a técnica e você se cura. Não, não é simples assim! Antes de haver cura, existe o vínculo. Ele é parte importante do processo, fundamental para saber se a terapia irá acontecer. A terapia inicia com o vínculo e depois passa por aplicação de técnicas que foram comprovadas por evidências científicas. Sim, é uma ciência!

Não vou negar, quando o mundo de alguém está prestes a cair, o psicólogo, em muitos momentos, não consegue impedir. Uma coisa é ver o mundo desabar e sentir-se perdido, outra é saber que não se está só, que vamos construí-lo e reconstruí-lo quantas vezes forem necessárias. Que o novo mundo reconstruído será ainda melhor que o anterior! Isso é muito importante, o psicólogo não irá impedir que os problemas surjam, mas auxiliará para que você tenha estratégias para lidar de forma positiva com cada um deles.

Se você procurou ajuda, isso é muito bom! Significa que você não quer desistir e esse é um grande passo para dar certo. Na verdade, já deu certo só de você ter dado o primeiro passo. Se você já passou por várias outras terapias e sente-se fracassado, pensando que nada funcionou, te digo: não se sinta! Todas as outras terapias transformaram você de alguma forma, assim como todos os caminhos que percorremos, todas as pessoas que cruzaram nosso caminho, tudo é um tijolo a mais na construção de si mesmo. Se você vier hoje para uma nova terapia, você chega diferente de quando chegou na primeira psicóloga, é um novo e contínuo processo de autodescoberta. Por esse motivo, sempre me sinto privilegiada de iniciar um trabalho com alguém que fez terapia em outros momentos, é uma nova oportunidade. Acredito sempre que, se o universo conspirou para que cliente e psicólogo se encontrassem é porque essa é a melhor hora, não antes e nem depois.

Se você tem mudanças súbitas de humor, não se preocupe e nem pense que você nunca vai aprender a lidar com isso. Durante a terapia você desenvolverá e treinará importantes habilidades, nosso objetivo será que você seja seu próprio terapeuta. Então, em qualquer momento que essas mudanças súbitas de humor vierem você terá o melhor terapeuta a seu lado — você mesmo. Sim, trabalharei arduamente para que não precise mais de mim! Tenho técnicas específicas para isso.

Uma coisa importante a dizer é que tudo que vivemos no passado interfere no agora. Não só no passado recente, mas principalmente no passado remoto. Na infância e adolescência. Contudo, apesar de tudo que passamos, vivemos o agora e esse será o passado remoto do futuro. Por isso, vamos revisitar o passado, pensar no futuro, mas iremos focar no agora. Iremos pensar em como melhorar a vida hoje, como modificar comportamentos e crenças hoje para que seu futuro seja bom de ser vivido. Estarei nesse processo com e por você. Vamos nessa?

Glacy Calassa
Psicóloga — CRP 01/16290

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *