Por Glacy Calassa
Esse livro encaixa como uma luva para quem trabalha com famílias que têm crianças e sofrem com a dependência química.
Há muito tempo estava querendo comprar esse livro e por uma coincidência maravilhosa, acabei ganhando de presente um exemplar da Maria de Fátima Padin (uma das autoras). Pensa na minha felicidade!! Não poderia ter ganhado presente melhor! Quem me conhece sabe que adoroooo livros e quando ganho dos autores, se torna ainda mais especial!
O impacto da dependência química em crianças e adolescentes me toca muito! Tenho visto na prática o quanto interfere no pleno desenvolvimento desses indivíduos, inclusive escrevi um artigo especificamente sobre isso, para quem não leu, basta clicar aqui.
Esse livro encaixa como uma luva para quem trabalha com famílias que têm crianças e sofrem com a dependência química. Uma leitura leve e de fácil acesso. Aborda um tema pesado em uma linguagem simples e lúdica, mas sem ser superficial.
A história gira em torno de Toninho que vê o pai envolver-se com a poção da falsa felicidade (álcool ou drogas) e começa a ter mudanças significativas de comportamento que afetam de forma negativa todo o sistema familiar. Durante o livro vamos acompanhando também o processo de recuperação do pai dele e percebemos o quão complexo é a dependência. No caso do Zeca envolvia uma questão transgeracional.
Esse livro, de leitura gostosa, é uma ferramenta que ajudará o terapeuta a lidar com um tema delicado com as crianças. Por meio da história será possível que a criança reflita e desenvolva estratégias assertivas para lidar com os problemas.
Ao final do livro, para fechar com chave de ouro, os autores organizaram um caderno de exercícios que facilita a reflexão e o treinamento de habilidades sociais.
Quem comprar conta como trabalhou e o que achou! Não esqueça de comprar por este link para nos ajudar a continuar divulgando conhecimento nessa área!