Descubra Como Evitar Que Adolescentes Façam Uso de Drogas — Parte V (Aspectos Familiares/Irmãos)

Por Glacy Calassa

Irmãos exercem uma influência que pode inibir ou encorajar o uso de drogas.

Quem tem irmão levante a mão! Irmão é uma coisa maravilhosa! Há brigas, mas há muito mais amor! O assunto de hoje é a relação fraterna e sua influência no uso de álcool e drogas.

Todos reconhecem amplamente a influência dos pais (texto anterior, clique aqui) e a dos grupos de pares (texto anterior, clique aqui). Hoje quero falar de uma influência diferente, sobre os irmãos.

Quem aqui já viu o irmão caçula olhar com admiração para o mais velho? Com aquele olhar que diz: vou ser assim um dia! Por isso mesmo que pesquisas indicam que irmãos mais velhos que fazem uso de drogas são um fator de risco, para os outros que ainda não usam.

Não adianta negar, irmãos são modelo e referência de comportamento, pois, além de passarem muito tempo junto, têm forte ligação afetiva. O que os irmãos vivem juntos: brincadeiras, festas, tradições familiares, conflitos, são importantes na internalização de atitudes e crenças. Assim, irmãos exercem uma influência que pode inibir ou encorajar o uso de drogas.

Deixo esse recado para os irmãos mais velhos: vocês também têm responsabilidade com o bem-estar familiar, e seu comportamento é a principal forma de exercer influência.

Se precisarem de ajuda para lidar com uso abusivo de álcool ou drogas, converse com seus pais sobre isso. Eles são as pessoas que podem te ajudar a buscar um caminho seguro.

Glacy Calassa
CRP 01/16290

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *