Por Glacy Calassa
Hoje quero indicar um livro, que modificou minha forma de atender e minha relação com os pacientes com transtorno borderline da personalidade.
Contudo, é bom salientar que não li o livro de forma descontextualizada, estava fazendo um curso de terapia do esquema e isso foi fundamental para o bom entendimento da teoria. A leitura do livro somente pode ser insuficiente, inclusive, cheguei a montar um grupo de estudos sobre o tema, que se encerrou por falta de pessoas interessadas. Agora estou com outro grupo de estudos, no entanto sobre transtornos de personalidade de forma geral. Não focamos somente a terapia dos esquemas, mas claro que ela foi a primeira a ser estudada.
Gosto da terapia dos esquemas, pois além de dar uma visão muito ampla sobre os traumas do paciente, ela é estruturada e sistemática. “O terapeuta segue uma sequência de procedimentos de avaliação e tratamento (Jeffrey Young).” Para mim foi o conhecimento que faltava para conseguir trabalhar os traumas da infância dos pacientes.
A terapia do esquema mescla elementos da terapia cognitivo-comportamental com outras escolas e apresenta uma modelo único, rico e integrador. Os autores de forma profunda e sistemática, apresentam novas estratégias de tratamento para os transtornos da personalidade, que se apresentam mais crônicos, rígidos e que não respondem bem ao tratamento padrão.
Indico para terapeutas que já dominam as técnicas básicas da Terapia Cognitivo-Comportamental e que desejam ampliar seus conhecimentos para tratar casos difíceis e transtorno da personalidade.
Um livro de leitura profunda e que exige estudo e dedicação.
Essa é a dica de livro de hoje, espero que gostem! Quem ler conta para gente o que achou e se o livro mudou sua forma de atender pacientes com transtorno da personalidade.
Não esqueça de comprar por este link da Amazon para nos ajudar a continuar divulgando conhecimento nessa área!