Por Glacy Calassa
Para funcionar, tem que ser simples, rápido, estar perto dele, facilitar a entrada.
Olá pessoal, estamos falando dos 13 princípios do tratamento eficaz que foram desenvolvidos pelo NIDA – National Institute on Drug Abuse, a partir de evidências científicas. Hoje vamos falar do terceiro princípio, se você não viu os anteriores clique aqui.
O tratamento precisa estar prontamente disponível.
DISPONÍVEL, ACESSÍVEL
Tem que colocar em caixa alta, porque isso é difícil da galera entender.
Imaginem a seguinte situação: um indivíduo que usou drogas por vários anos e nunca quis parar, apesar de todos os prejuízos sociais, financeiros e para sua saúde. Um belo dia, por um breve instante, por um motivo que ninguém entende, ele resolve procurar ajuda.
Nesse dia, vai ao serviço, mas não consegue agendamento. As pessoas exigem que para iniciar o tratamento ele precisa parar de usar drogas, esteja de banho tomado, esteja com os documentos pessoais, passe por várias pessoas até chegar no profissional de saúde… E quando o indivíduo chega no serviço e a atendente começa… Onde você mora? Não é aqui seu serviço de referência, você tem que procurar outro lugar. Precisa agendar, não tem vaga. Tem que vir acompanhado, não atendemos sem acompanhante… antes da segunda exigência a pessoa está longe, foi usar droga, que é mais fácil. Já é difícil dar o primeiro passo, para quê colocar obstáculos adicionais?
Para funcionar, tem que ser simples, rápido, estar perto dele, facilitar a entrada… Faz parte da patologia a ambivalência quanto ao desejo de parar o uso e iniciar tratamento. Dessa forma, se o tratamento estiver acessível no breve momento em que o indivíduo apresentar motivação, isso pode determinar o sucesso do caso. Caso contrário, pacientes em potencial podem se perder, para sempre. Vamos FACILITAR, simples assim, FACILITAR e não dificultar ainda mais.