Por Glacy Calassa
Esses princípios foram desenvolvidos pelo NIDA – National Institute on Drug Abuse, a partir de evidências científicas. A dependência química é uma doença complexa, mas é TRATÁVEL.
Olá pessoal, vou começar a falar de um tema muito importante: os princípios do tratamento eficaz na área de dependência química. Esses princípios foram desenvolvidos pelo NIDA – National Institute on Drug Abuse, a partir de evidências científicas.
O primeiro princípio e talvez um dos mais importantes é compreender que a dependência química é uma doença complexa, mas é TRATÁVEL. Isso mesmo gente, tem melhoras, controle, independente da droga, da quantidade e da via de administração, tem tratamento!!!
É difícil? Sim, sem sombra de dúvidas, se fosse fácil não tinha esse tanto de profissionais pesquisando e estudando o tema, já estaria tudo resolvido. Mas atualmente existem muitas técnicas, métodos e evidências científicas promissoras.
É verdade que as drogas de abuso alteram a estrutura e função do cérebro. Isso mesmo, mexe lá dentro, dá uma bagunçada geral, resultando em sintomas que persistem por muito tempo, mesmo após cessado o uso.
Isso explica por que as pessoas recaem, mesmo após longos períodos de abstinência. Quando todo mundo pensa que melhorou, lá vem ela, temida por todos, a recaída! Apesar das consequências potencialmente devastadoras, ela vem. E para nós, que atuamos nessa área, a recaída não nos assombra, utilizamos cada recaída como um aprendizado de algo novo, uma oportunidade de rever todas as estratégias.
Sabe aquela frase de Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo!” É assim que nós vemos, a recaída não é maior que a força de cada um dos pacientes, que a força de todos nós juntos, trabalhando. Não é motivo de desespero e desesperança. Seguimos caminhando, construindo e acreditando. Sempre com um novo olhar, agora mais apurado que antes da recaída.
É isso mesmo, profissional que trabalha com dependência química, além de dominar amplamente as mais recentes técnicas sobre tratamento na área, deve ter tolerância à frustração, resiliência, conseguir ofertar apoio e esperança em situações de crise.
Então lembre-se galera, nada de desespero. Dependência química é uma doença complexa, mas é TRATÁVEL.